
Recorrer sempre ao delivery pode trazer sérios problemas ao seu bolso. Confira dicas importantes para que você possa congelar a comida.
http://www.ligse.com.br/n/1369/como-economizar-tempo-e-dinheiro-congelando-os-alimentos-em-casa.html
Por Vera Giglio
Grãos
A especialista em nutrição clínica Roseli Rossi explica qual a melhor forma de congelar os grãos, como arroz, feijão e milho. “Não é nada complicado congelar os grãos, mas é um processo que exige agilidade, para que não haja a proliferação de bactérias. Depois do cozimento, resfrie rapidamente o alimento, utilizando uma bacia com gelo. Logo em seguida, divida em porções, guarde em um recipiente adequado e coloque no freezer”.
Molhos e carnes
“Os molhos à base de tomate também podem ser congelados, mas não acentue muito o tempero, pois os molhos congelados costumam intensificar o sabor dos condimentos”, ressalta Roseli, que completa: “as carnes vermelhas e os frangos são tranqüilos, podem ser cozidos e depois congelados, sem problemas. Já com a carne de peixe, eu aconselho cuidado, pois depois de cozida, ela fica muito delicada e desmancha rapidamente. Minha dica, para quem quiser congelar o peixe, é cortar em pedaços ou tiras mais grossas”.
Para congelar os molhos e as carnes, o processo é basicamente o mesmo dos grãos. Após o preparo, lembrando sempre de não os temperar muito, esfrie-os rapidamente, divida em porções, guarde em um recipiente adequado, retirando todo o ar, e, finalmente, coloque-os no freezer.
Massas
Ao congelar qualquer tipo de massa, tome cuidado para não cozinhá-la demais, sempre a retirando do fogo ao perceber que está “al dente” ou pré-cozida. “Quando quiser utilizá-la, não se esqueça de que a massa está semi-pronta. Você a deixará no fogo por poucos minutos, caso contrário, elas ficarão empapadas”, diz a nutricionista.
Frutas e hortaliças
“As frutas e hortaliças são mais complicadas. As frutas, porque oxidam rapidamente, então eu recomendo que congelem apenas as poupas. Já para as hortaliças, existe um processo de congelamento chamado branqueamento, no qual você coloca as folhas em água fervente de 3 a 5 minutos e os legumes, no máximo por 2 minutos. Depois, deixe escorrer bastante a água, guarde-os em plásticos sem a presença de ar e umidade e, em seguida, congele-os. É um processo mais complicado, além disso, as hortaliças e os legumes não poderão ser ingeridos crus, apenas refogados ou cozidos”, destaca Roseli Rossi.
O que não congelar
Existe muita coisa que você não pode congelar de forma alguma, como os molhos brancos. “Nenhum alimento com creme de leite, batatas que não estiverem cruas ou qualquer outro tipo de tubérculo, como a mandioca e batata doce, pode ser congelado. O mesmo vale para ovos, maioneses, pudins, chantilly, iogurte e queijos cremosos”, conclui a especialista em nutrição, Roseli Rossi.
Dica muito importante
Rotule sempre os alimentos congelados, destacando o tipo de produto e a data de congelamento. O tempo máximo para um alimento ficar no freezer é de três meses, à temperatura de -18ºC. Se você for reutilizar qualquer tipo de embalagem ou recipiente, lembre-se sempre de lavá-lo bem com detergente e depois fervê-lo. Os materiais de plástico não precisam ser fervidos, apenas jogue água quente por cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário